quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aventuras no feriado chinês - Calendário lunar / Mooncake day.

Oi gente!

Nossa, que coisa difícil foi a maratona pra me safar dos nigas e não comer o bolinho... rsss...

A história é longa, mas tentando resumir, foi assim:
Ontem foi um dia muuuuito especial para os chineses! Pra quem não sabe, trabalho numa multinacional chinesa (que é estatal na China e lá sou funcionária pública recebendo PLR aqui no Brasil. Sooory!!!!!!! rsss...) logo era um importante feriado chinês.
O feriado consiste em celebrar o oitavo mês do calendário lunar chinês, que para eles hoje é o dia 16 de agosto.
Nesse momento comemora-se a segunda festa mais importante do calendário chinês, após o ano novo que foi em fevereiro. Isso tudo regado a famoso mooncake. Moon em inglês = Lua. Cake em inglês = Bolo = Bolinho da lua.

Pois bem. Havia mooncake pra todo lado!!!
Do nada apareceram centenas de bolinhos espalhados pelo escritório, inteiros, nas caixas de lindas latas vermelhas e douradas (que eu não consegui catar uma pra mim... rs...), embalados no celofane, ou já fatiados. São servidos fatiados (quadradinhos) para "dividir a fortuna e harmonia."

Deus meu, Deus meu... Quero minha casa!!! rs...

Agora, advinhem do que são feitos esses bolinhos tão lindos, fofos e com carinha de gotosinho????
Ovo de pata, farinha e açúcar! Ecaaa!!!!!!! Parecia marrom glacê, geléia de mocotó, sei lá o quê... Argh!!!
No fatiado, vcs podem contemplar a iguaria do recheiro de gema de ovo de pata salgado dentro do bolinho. Aaaaffff...

Gente, só faltei correr pra não comer... Vcs nem imaginam o que tive de fazer pra não comer!!!!!!!!!!!!!!
(E recusar essa importante iguaria, para os chineses é uma ofensa!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário