domingo, 31 de agosto de 2008

Uma verdade ou várias mentiras?

Em alguns momentos me falta compreensão quanto a entender a cabeça do ser humano em certas situações. Hoje mesmo escrevi um texto repleto de respostas a perguntas feitas a minha pessoa. (Respostas entregues, respostas em mãos. Não mais aqui.)
Não entendo justamente pq quando eu penso alguma coisa ou faço, assumo. Sou diferente com muito orgulho. Não importa se estou certa ou errada naquele primeiro momento. O que importa ali é SER SINCERA! Não só comigo mesmo, mas tb com os outros.
Porém, no mundo da hipocrisia em que vivemos, isso é o mesmo que colocar a cabeça na guilhotina. Já falei isso aqui em outro post.
Sim, pq as pessoas estão muito acostumadas a serem paparicadas feito cliente de loja rodeado de vendedores loucos pra te agradar. Mas se esquecem que há apenas um interesse egoísta nisso: em troca, uma bela venda! Agora, se vai se bom pra vc não importa. O importante é o vendedor manter seu salário e emprego nos devidos lugares!
E quando vc fala aquilo que vc pensa, aquilo que vc vê, aquilo que vc acredita, aquilo que vc ouviu de uma vítima ou aquilo que vc fez, é apontado feito um ser vindo de Marte.
Vc já se sentiu assim? Pois é. Chamo isso de um dos "males do século".
Daí eu pergunto: pq as pessoas não se assumem? Ex: Já vi homem dizer que não queria nenhum compromisso com aquela mulher por querer apenas uma vida de solteiro. Mas tb já vi homem dar um de namorado perfeito sem ser. Como é isso??? Pq as pessoas não assumem o que são? O que pensam? Nem o que falam ou falaram? Que beleza há em uma mentira??? Ou em ser covarde??? Pq a regra virou exceção, os valores foram invertidos???
Mentir hoje é algo tão comum, que as pessoas nem se importam mais com o peso e com as graves consequências que uma "mentirinha" traz para nossas vidas. Um exemplo disso é a cabine telefônica de um restaurante em São Paulo, criada para as pessoas enganarem os "amados" com ruídos de trânsito, aeroporto e etc...

No espiritual, nos traz maldições que depois a gente nem sabe de onde veio aquele problemão. Um passo para frente, um passo para trás, um para frente, um para trás, "cada um no seu quadrado..."

E como para se livrar de um fardo enorme em meio ao qüiproquó, precisam jogar esse "embrulho" em algum lugar. Daí jogam no colega de trabalho, no vizinho, no amigo, no inimigo, no chefe, no Presidente da República e em qualquer um! E defesas, defesas, defesas, teses, teses, teses, acusações, acusações, acusações... Fora a imensa falta de criatividade nítida, pois as pessoas sempre armam da mesma forma... Conseqüentemente, nós sempre sabemos quando alguém está mentindo. Certo?

E aí é como a Bíblia diz: "Um abismo chama outro abismo..." Nesse caso, a mentira gerou intriga, que gerou covardia, que gerou mais mentiras (agora no plural), mas que não gerou verdade alguma.

Existe cura? Ou antes disso, vacina? Ou depois, remédio?
Sim. A cura do depois (tudo que vem sem ser vacinado antes) a Bíblia chama de arrependimento de obras mortas. Enquanto a pessoa não se arrepende, vive um verdadeiro inferno presente. Mas na grande maioria, muitos nem assim se tocam.
A vacina é aquilo que a Bíblia chama de sabedoria: "... e na multidão de conselhos, há sabedoria". Confesso que se eu seguisse totalmente a risca os sábios ensinamentos de meu pai e conselhos (principalmente atitudes de total desprezo) de meu irmão Thi, nunca, jamais, em tempo algum, passaria por algumas situações tão bizarras...

Há pessoas que gostam de falar mentiras e claro, odeiam ouvir verdades. Podem por exemplo apontar e nunca serem apontadas. Gostam de expor, mas reprovam a idéia de serem expostas. Respostas? Nem pensar!

Já o remédio é a gaveta do desprezo eterno. Aquele que nunca mais volta, que congela e faz tudo ser "gelado pra sempre" até a segunda ordem. Aquele que nunca pensa: "Dessa vez será melhor" ou "Dessa vez será diferente..." Mas pensa:"Isso nunca mais deverá ser tocado!" ou ainda "Isso nunca mais subsistirá!".


É... Não usei a eficácia de minha vacina e quase "adoeci". Pois quase me deixei contaminar!
Mas nunca é tarde para refazermos nossas escolhas. Para frente é que se anda, caranguejo é que anda de lado, para trás e vive na lama. Eu não.
Afinal, não fiz psiquiatria para estudar ou entender a cabeça do ser humano. Logo, nunca conseguirei.
E aqueles que não alcançaram minha linha de raciocínio, será que vão chegar até aqui e entender um dia?
Então, para quê me preocupar? Para quê serve?
A ordem agora é olhar para frente, tapar as brechas e limpar a "casa". Há muito a ser feito e retomado.

Um comentário:

Morena disse...

E tudo isso sem falar que mentira é pecado, que o pai da mentira é o Diabo e que claro, isso desagrada a Deus.Conforme está escrito.
Ele não bate palmas pra vc quando mentes... Para Ele não há mentirinha ou mentirão.
Tudo é abominável, tudo te leva para bem longe Dele.
Ele mantém distância daqueles que mentem, pois não possuem COMPROMISSO DE FATO com Ele.

Postar um comentário